quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ah o Natal!



O fim do ano vai se aproximando aos pouquinhos, as pessoas começam a pensar nas datas comemorativas, que vem acompanhadas por festas e reuniões familiares. Os shoppings, as praças e alguns monumentos são tomados pelas pequenas luzinhas e é praticamente impossível não ser contagiado por elas. Contudo, o desfecho anual também representa o inicio das famosas liquidações do período natalino, que movimenta o comercio do mundo todo.
 
As maiores e mais caras marcas lançam produtos na vitrine com valores inacreditáveis, com reduções de até 70% do preço original. As lojas lotam, é praticamente impossível caminhar em determinadas ruas durante este período, quem ousa andar, não anda é simplesmente carregado pelo povo que enche as lojas. Grandes estoques são esgotados em questão de minutos e o desespero é tanto que alguns esperam agoniados na frente de lojas antes mesmo delas abrirem.
 
A tão famosa crise econômica parece desaparecer nesse cenário de prosperidade, é cartão de credito pra lá, dinheiro e cheque pra cá e as dividas só vão crescendo. Aos poucos o tão esperado décimo terceiro levanta vôo rapidamente e some sem ser percebido.
 
Muitos brasileiros trabalhando o ano todo somente pra pagar ou juntar dinheiro para esse período festivo, o qual reúne parentes de todos os lugares. A confraternização natalina é algo bem clássico. A família que fica distante o ano todo, que não se fala ou fala mal um do outro durante todo ano se reúne em um ato notável de hipocrisia e paciência unicamente para conservar o espírito natalino.
 
É inegável que reconciliações são feitas nesse período, que pessoas que não se viam a muito tempo se reencontram e matam a saudade, mas toda família tem o famoso estraga prazer, que geralmente é um tio ou uma tia que bebe demais e resolve abrir a boca para falar umas verdades, justamente na noite de natal. Temos vários tipos de estraga prazeres, os que não ficam doentes o ano todo, mas na noite natalina caem de cama sem mais nem menos, os que são tão “mão de vaca” que participam em ultimo caso do amigo oculto, porque desta forma precisam comprar um presente só, e finalmente o mais comum, o aproveitador, que só vem pra comer e falar mal, não trás nada para a ceia e ainda sai reclamando.
 
O Natal por vezes é engraçado e contagiante, mas o importante que muitas vezes não é lembrado é o verdadeiro significado do momento. A reunião e a cumplicidade familiar, por vezes, acabam juntamente com o peru, que é devorado velozmente e durante todo o ano a dita família mal se fala ou se ajuda. Tanto que a frase “Preserve o espírito natalino”, poderia ser facilmente modificada, para “Preserve a hipocrisia natalina”. E tal mudança, para muitos, funcionaria como um belo sinônimo.
   
     Mesmo assim Boas Festas

4 comentários:

Paola Santos disse...

e bota hipocrisia nisso, principalemente na "família" Santos!

muito bom ;*

Lara Santos disse...

Realmente, uma suposta familia ai, deixa de fazer amigo oculto, porque a briga já começa no sorteio
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcela disse...

Gostei do inicio, liquidação na Oxford Circus é nois hein Lara!
oskpksopkoskoskoskoskososo
"Por que na Champs Elisé só compra quem tem dinheiro"
"Mas quem vai comprar não é o dinheio é o cartão"

Porque a vida dos europeus é muito mais fácil que a nossa, você tinha que escrever sobre isso, bando de fumantes e cachaceiros, depois o Basil que é decadente!

Lara Santos disse...

Que saudade né? Um mundo totalmente diferente, agora sei porque Carlotta Joaquinha beteu os sapatos antes quando estava saindo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira, ou não!
"Pobreciiiitoooosss dos que no podem comprar, vamos chorar juntos por eles"

Esses dias me bateu uma saudade do Alexis =( "pobrecita de mi"