segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sociologia ou Teologia ?


Provavelmente você que leu o título à cima deve ter achado graça da autora do mesmo, uma vez que todo mundo sabe a diferença entre as duas ciências citadas ou se não sabe, pelo menos tem o conhecimento pleno de que estas são distintas, mesmo que acabem ligando-se em determinados pontos. Diferencia-las pode nos parecer facílimo, contudo na hora da aplicação em si, as pessoas acabam confundindo, o que é o que.
Eu mera mortal - como diz a professora Patrícia - não ousaria jamais defini-las com meus básicos conceitos, portanto optei por um querido amigo: O dicionário. E este mesmo diz:
- Teologia: doutrina da religião cristã, doutrina. Estudo dedicado à religião ou ligado diretamente a esta.
- Sociologia: estudo e conhecimento objetivo de realidade e dos fenômenos sociais

Agora que demos “nomes aos bois”, fica tudo muito bem resolvido. É ai que está o problema, ensinar o que é Teologia e o que é Sociologia literalmente é fácil, mandar os alunos pesquisarem o significado ou até mesmo pedir que os últimos leiam determinado capitulo e façam um resumo deste é mais fácil ainda, porém separar as duas claramente já é mais complicado.

Na escola a Sociologia mostra-se como uma matéria ampla, onde podemos discutir diferentes assuntos evidenciando opiniões diversas. A disciplina torna-se interessante quando temos perspectivas diferenciadas sobre muitas situações, e aprendemos não só a conviver com o conceito do outro, mas também a defender o nosso próprio ponto de vista. Mas e quando conhecemos somente uma das muitas opiniões? Quando a própria ciência teológica acaba de certa forma bloqueando as outras visões do problema? Quando o próprio “mestre” deixa sua opinião transparecer – o que não é de forma alguma errado - e para defender a mesma embaraça todo resto? Do contrario que se pensa não é qualquer um que pode ministrar tais disciplinas, não basta ser sociólogo ou teólogo, para dar aulas destas matérias, - penso eu - deve-se ter o simples dom de: demonstrar seu ponto de vista, de acordo é claro com sua doutrina de vida e religião, mas não esquecer de forma alguma que existem muitas outras – que podem sim ou não bater com a filosofia de vida deste – que devem ser destacadas com a mesma relevância, por igual.

Não critico a inclusão da teologia durante as aulas de sociologia, é interessantíssimo orientar religiosamente os “adolescentes” – e este acaba sendo um aspecto sociológico - entretanto o mesmo assunto às vezes enjoa, não? Imagine deixar discutir a visão geral sobre aborto, pedofilia, eutanásia, violência urbana, corrupção, vocações e outros para bater sempre na mesma enfadonha tecla: religião. É útil saber o que determinado seguimento religioso pensa sobre um problema, contudo não é suficiente, porque vivemos em uma geração que precisa de mais, quer sempre mais, vê além e de jeito nenhum aceita um conceito pronto e muito menos deixa que este seja imposto.

Então aqueles poucos alunos que já pensavam que a aula seria chata: ganham apenas mais testemunhas de que o triste fato é verdade. E os outros que achavam que iriam encontrar novas idéias e conseguintemente conhecimento: juntam-se ao restante da turma que se pergunta em coro: Aula de Sociologia ou Teologia?

Fica aí o meu protesto, quer dizer... OPINIÃO!

7 comentários:

Unknown disse...

Eu nem Percebi que o Prof de Sociologia fazia isso, mas tudo bem, vo presta atençao agora pra ve se ele faz isso mesmo AUSHUAS'

Anônimo disse...

hahahaha
ricardoo seu vegetal, você nem sabe o nome do professor, sabe ?
que coisaa feiaa


Lara

Unknown disse...

Menina Boba
é claro que eu sei...

Povo Brasileiro disse...

ahuauhahahuauha, Ricardo, depois dessa é melhor ficar calado!
até o Nicolaj devia saber q o prof de sociologia só falava de religião!
jhhuauhahuahuhauuhauhauhauh
Ah, cara.... eu vou falar o o nosso exelentício e ocupado Davi q é melhor fazer uma votação para eleger o prof de sociologia, pois o atual ocupante do cargo não agrada à ninguém! Meu 1° palpite é o nosso querido Carlos Enrique, mas se este não aceitar, pode ser o nosso querido ramister!
huauhauhahuhahuahuauh

Unknown disse...

AHHHH
Eu gosto de prof de Sociologia...
eu quase n faço nenhum dever,tiro notas MUITO baixa na prova e ainda fico com 65 de media *_*
ASUHAUSHUAHUAHSUHAS'
=*

Lara Santos disse...

ninguém faz nada, ahhaa
brincadeira, mas tem uma galera que vegeta e só tira notão, né ricardo ?
kkkkkkkkkkkkkk
brincadeirinhaa
*-*


Lara Santos

Leonardo R. disse...

É um protesto sim. Eu fiz hoje as questões de humanas do novo ENEM que o MEC disponibilizou e a única que eu não sabia como interpretar foi a de Sociologia. Poxa, não precisa nem discutir sobre eutanásia ou a descriminalização da maconha. Se só nos ajudasse e nos esclarescesse sobre como interpretar questões sociológicas já ficaria contente. Mas nem isso.