segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vegetal de saia

Todo mundo conhece um vegetal de saia. Essa expressão pode ter o seguinte significado: uma menina geralmente sem cérebro, com falta de inteligência opcional, de corpo bonito, escultural, contudo isso é só, uma vez que esta é totalmente desprovida de intelectualidade. Agora provavelmente, você lembrou de todas e está fazendo uma lista enorme.
Não dispenso a beleza feminina, muito pelo contrário, penso que a aparência é o primeiro cartão, e este deve ser bem fixado, porém jamais confunda beleza – diretamente associada com elegância – com trivialidade – que está coligada com vulgaridade -. Mas com toda essa febre de frutas por ai, eu não pude me conter, embora o tempo tenha passado e elas – as mulheres com nome de fruta – venham a apodrecer, como é normal.

Bem como já diziam: “a falta de criatividade é uma coisa que pega no nosso país” – não sei se já perceberam, mas pega – Quando a primeira emissora revelou uma mulher, com partes corporais semelhantes a uma fruta, cujo nome é Melancia, espalhou-se repentinamente uma virose, frutificando muitas outras, dentre estas: melões, morangos, samambaias... etc. E mais que de repente elas começaram a tomar toda a mídia, e só se falava de frutas – coisa de país tropical – foi quando também tive a impressão, que estavam até competindo de certa forma. Seres com nomes singulares foram surgindo e ocupando os meios televisivos.

Nessa época de ascendência, só se falava nas qualidades destas mulheres, que por pura coincidência eram só externas e os limites poderiam ser traçados com uma fita métrica bem simples. Tenho certeza também, que os apresentadores ficavam bem receosos ao manterem alguém com um nível cultural tão elevado em rede nacional, tanto que nunca vi um programa ao vivo sem uma gafe ou um assassinato ao nosso amado português. Mas como diz a musica que dá titulo ao texto: “mulher não é melancia, mulher não é samambaia, mulher não é um vegetal de saia”. O que geralmente é usado para dar destaque é de fato “perecível”, e convenhamos: todo mundo enjoa.

Então como era de se esperar, as mulheres clorofiladas dão a volta por cima, e tentam mudar de estratégia para continuar aparecendo nos programas da TV aberta, é fato que algumas até conseguem permanecer mais algum tempo na mídia, o que é bem raro.
Algumas retornam, mas não estão satisfeitas em exibir um corpo sem conteúdo e oco, querem também dançar, cantar e às vezes até arriscam prestando entrevistas. Passam a topar tudo o que é proposto pelas produções. A humilhação em público, ou em rede aberta é freqüente, os papelões, os erros – não só da língua portuguesa, mas também da inglesa – e consequentemente a exposição excessiva. São alguns clássicos, estes as fazem descer de programação. Em seguida somem sem deixar nenhum vestígio – para a vingança de algumas, para a alegria de outras ou para uma simples afirmação ser comprovada: “Se os que possuem conteúdo são raramente valorizados, o que será de alguém, cujas curvas corporais são semelhantes a frutas e nada mais?”.

6 comentários:

Leonardo disse...

Pra isso a Sônia Abrão está aí. Elevar a autoestima das tantas mulheres vegetais e animais (minha filha, tem mulher filé também. Daqui a pouco surgem as mulheres minerais, que deveria ser o título de quase todas que já apareceram por aí. Se bem que seria fácil tirar leite daquelas pedras HAHAHA). Aliás, é esse o único papel da Sônia na tv brasileira, né? Ficar concordando com tudo que dá ibope...

E EU PROTESTO. Quem veio primeiro não foi a Melancia, foi a Samambaia, que nem é tão burra assim! Ela sabe conversar, apesar de não precisar de fazer isso...

[só se falava de frutas – coisa de país tropical] foi preguice, como você mesmo diz. AHUAHUAHUA.

Paola disse...

Gosto muito da músia acho super critica! Mas como você disse, nem toda mulher bonita é um vegetal de saia!

Marcela é uma couve flor de saia! hihi

Lara Santos disse...

Ah Leo, concordo com você em gênero, número e grau, a função da Sônia Abrão na televisão brasileira é aumentar a audiência da Globo e bajular uma serie de famosos. ( desculpe a postagem atrasada hehe).

Desculpe, mas a ordem pouco me importou, não lembrava mesmo. Tenho que confessar que eu ainda prefico a Samambaia a Melancia, mesmo que não permitam que ela fale nada já vi algumas entrevistas om ela e achei legal, mas ela poderia mudar o foco, sabe? Investir na inteligencia adormecida que exite nela! Deixa pra lá



Marcela cebeção! ( só pra não deixar a Paola no seco)

Povo Brasileiro disse...

uahuaahuauhhuahua,
ameeeiii (tá! demorei pra ler e comentar... Mas é melhor tarde doq nunca, né?)
Gente, realmente, vei uma lista muiiito enorme de vegetais de saia na minha cabeça!!
Aquilo é muito ridículo, não é? Ainda não sei como q tem gente pra dar audiência...

Lara, vc manda muito bem com as palavras, cada dia q passa fico mais impressionada!

;*

Carol S disse...

“Agora provavelmente, você lembrou de todas e está fazendo uma lista enorme”
Isso é fato, uma lista apareceu misteriosamente na minha cabeça e , me fez refletir sobre o assunto que é pra lá de engraçado. Depois desse texto tive que baixar a música.
Simplesmente adorei, muito bom mesmo

Felipe Ribeiro Sant'Anna disse...

É tenso sabe?
O pior que hoje em dia tem muita mulher fruta perdida por ai. Você olha para aquela gata, ai tenta ir puxar um papo... Ai papo vai, papo vem ela manda um "seje", "menas"...
Pra mim é broxante, perco o "tesão" na hora. Claro que gosto de mulheres bonitas, mas não custa nada ter conteúdo, afinal a beleza não é para sempre.