quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Que dia é o seu aniversário, professor?


Todo mundo conhece aquele tipo de professor que adora contar uma piadinha, ou que faz todos os tipos de analogias para que o aluno memorize a matéria. Devo também fazer uma importante observação: temos os professores bem sucedidos, e é claro os que são um verdadeiro fracasso com o humor.
 
Como gosto de retratar as desventuras da vida alheia é obvio que vou falar daqueles professores que nasceram para dar aulas, mas somente para isso, porque quando entram no ramo da comedia é um verdadeiro infortúnio.
 
Entendo muito bem a boa intenção dessas admiráveis pessoas, contudo eu sempre recomendo e recomendarei um livrinho de piadas, um bem pequeno que pode ser guardado no bolso, sabe? O que custa levar um para a escola? Melhor do que passar vergonha.
 
Posso afirmar com absoluta certeza, que está havendo uma competição interna na escola Guimarães Rosa.E como os educadores de lá também dão aulas em outras escolas, garanto que essa moda de contar piadinhas sem graça vai se espalhar vertiginosamente, como uma peste, uma apropriada praga.Nos alunos, teremos é claro que ouvir trocadinhos mal posicionados sem poder ao menos nos pronunciar, apenas abaixamos a cabeça e respiramos fundo para evitar o seguinte dialogo, que retrata o descontrole de uma aluna mediante o termino de mais um piadinha sem graça
_______________________________
 
Aluna – Que dia é o seu aniversario professor?
Professor – Dia 22 julho, por quê?
Aluna – Que bom! Vou te dar um presente, um livrinho de piadas. Você está precisando.
 
_______________________________
A deprimente conversa aconteceu na sala de aula, quando uma aluna indignada com as colocações engraçadinhas de um professor, para não dizer o contrario, saiu do serio e com a mais pura educação deu a incrível idéia do livrinho de piada. Atualmente, tenho que confessar que vou optar por um almanaque de A à Z, porque a situação está feia.
 
Ainda convém lembra, que encontramos indivíduos persistentes, estes não se contentam em contar a piada em uma turma, chegam a contar nas duas, como se fosse uma espécie de estatística usada para concluir o que todo mundo já sabe: como humorista você é um ótimo professor.
 
Nisso tudo o que mais me decepciona é o nível dos bons que vem caindo a cada dia. Os que faziam a turma rir conjuntamente estão deixando a desejar, porém eles podem ser perdoados, já que cumpriram a difícil missão de entreter os alunos, e ao mesmo tempo conseguiram contar BOAS piadas. Devemos considerar que estamos no final do ano e o estoque de criatividade vai se esgotando com o passar dos meses e bimestres, juntamente é claro, com a paciência que parece desaparecer aos poucos.
 
Antigamente os alunos sempre soltavam aquelas risadinhas irônicas do tipo: “Que sem graça”.Mas, atualmente, devido ao stress,nem isso chega a acontecer, já que todo mundo está sem um pingo de paciência.Desta forma fica muito complicado rir de qualquer coisa que tenha graça, imagine só rir de uma piadinha ou analogia sem noção.Então podemos colocar uma pequena parcela de culpa na platéia, mau humorada.
 
 Precisamos de férias, definitivamente.

Um comentário:

Biaa! disse...

Sou a favor do livrinho de piadas, a melhor ideia que eu já ouvi até agora...